Copa Internacional – Congonhas, MG

23 08 2010

Aconteceu nesse domingo, dia 22 de agosto, a terceira e última etapa da Copa Internacional. Diferente das duas primeiras etapas, o percurso de Congonhas era no estilo maratona. Eu já havia feito essa prova no ano passado e sabia que não seria uma tarefa fácil.

O sol brilhou forte já na manhã de domingo, mostrando que enfrentaríamos, além de tudo, muito calor. A Copa é uma prova que conta com mais de mil participantes, mas que tem organização para fazer com que seja tudo perfeito. E em Congonhas não foi diferente. Às 9:15 fomos chamados para o alinhamento e às 9:30 em ponto foi dada a largada.

A super elite largou primeiro e 15 segundos depois foi dada a nossa largada da elite feminina. Eu lembrava que o percurso era duro então procurei não me matar no começo, porém saí num ritmo forte para não perder as meninas de vista.

Começamos subindo numa estrada de paralelepipedo e logo entramos na terra. Um pequeno pelotão se formou com a Erika, Roberta e Noelia, o segundo com a Ju, Valéria e Raissa, logo depois a Aline e eu. Eu encaixei um ritmo bom e ultrapassei a Aline, forçando um pouco nas descidas e subidas para garantir uma vantagem.

A prova, apesar de ser na grande maioria composta por estradões de terra, tinha descidas muito perigosas. Estava tudo coberto de areia, que levantava uma poeira tão grande que nos deixava quase cegos. Em alguns momentos tive que frear na descida até quase parar porque não enxergava nem o sentido da estrada. Fomos comendo poeira do início ao fim! O percurso de Congonhas não é mole não. Não existe plano. Você sobe e desce o tempo todo e isso vai tirando energia de pouco em pouco.

O meu ritmo estava bom e pedalei um bom tempo vendo a Raissa e a Valéria, mas quando chegou mais ou menos na metade da prova comecei a sentir cansaço nas pernas.

Meu ritmo começou a cair e eu não estava conseguindo manter a velocidade. Num certo momento, quando estávamos subindo num single track, fui ultrapassada pela Aline. Ela abriu e depois eu consegui tirar um pouco essa diferença. Ela aumentou o ritmo mais uma vez e aí eu não consegui sustentar.

Comecei a trabalhar a minha cabeça para segurar a onda até o final. As cãibras começaram a vir e eu fazia uma meditação para separar corpo e mente, a fim de não dar tanta importância à dor. Quando já estava perto da chegada sabia que ainda teria que pedalar uma grande subida. Ali achei que as minhas pernas fossem travar de vez, mas fui mentalizando e vencendo a ladeira até o final.

Cruzei a linha de chegada em oitavo lugar e, apesar de saber que tenho condições de fazer melhor, fiquei satisfeita com o resultado. É bom saber que na hora do sofrimento e do sufoco, posso contar com a força da minha mente. Com esse resultado finalizei a Copa Internacional em sexto lugar, resultado muito bom mas que pretendo melhorar no ano que vem.

Gostaria de dar um parabéns especial aos meus companheiros de equipe Rubinho e Daniel, que arrasaram mais uma vez levando o nome da equipe Merida SR Suntour no alto do pódio. Parabéns, equipe!

Ações

Information

4 responses

23 08 2010
André Ibeas

Manu, parabéns, correu muito bem! fizemos o mesmo tempo de 3:11, se fosse em dupla a gente ia se dar bem!bjs

24 08 2010
manuvilaseca

Parabéns, André! Verdade, dupla teria sido show. Aposto que em dupla a gente teria feito mais rápido. Queria ter feito melhor, mas não foi dessa vez. Prova dura, né? Vamos combinar de treinar.
Bjos

24 08 2010
Rose e Cido Casal 20

Valeu menina é isso aí não é fácil controlar nossas dores fisicas e a mente Parabéns abraços Casal 20 Rose e Cido os bikers SorocabaSP

24 08 2010
manuvilaseca

Obrigada pela força. Grande abraço para esse super casal!!!

Deixe um comentário

