Montanha Cup – Friburgo

2 05 2010

A prova de maratona, Montanha Cup, aconteceu nesse domingo, dia 2 de maio. O percurso de 65km prometia ser duro e de fato foi.

Fazia muito frio hoje pela manhã, mas o céu estava azul e limpo, mostrando o início de mais um belo dia. Eu já havia deixado tudo preparado na véspera então tomei café e desci para a praça central da cidade. Os ciclistas chegavam por todos os lados. Às 9:00 alinhamos e saímos em comboio numa largada simbólica até o início da estrada de terra. De lá foi dada a verdadeira largada. Saí em ritmo forte aproveitando os pelotões para fazer menos força. À medida que a minha freqüência se estabilizava eu encaixava um ritmo forte, porém dentro de uma zona de conforto.

A primeira serra foi dura e longa, mas consegui encará-la com muita força. Ao chegar ao topo o primeiro abastecimento de água. A descida ali era bem perigosa. Era uma estrada larga, que nos convidava a botar muita velocidade na bike. As curvas eram bem fechadas e eu via as marcas de pneus das pessoas, que provavelmente passaram reto. Eu aproveitei minha vantagem e procurei descer com cautela para não cair.

A segunda serra também era dura. Subimos muito, fazendo curvas de um lado para o outro. Logo que começamos a descer entramos num single track em subida. Ali sim tivemos que fazer força para valer! As pessoas que estavam a minha frente estavam empurrando as bikes, mas eu fui pedindo licença e passando pedalando. Confesso que teve uma hora que senti o coração na boca, mas não quis desistir. Terminei a subida e entrei de volta na estrada de terra. Dei uma aliviada para beber água e logo em seguida encaixei o ritmo de prova. Eu comecei a sentir o cansaço, mas procurei não deixar o ritmo cair. Tomei cápsulas de sal para evitar as cãibras e segui em frente.

Dali para frente ainda encaramos muitas subidas. Não é a toa que a prova se chama Montanha Cup! A chegada foi lá em cima, e a descida até a cidade neutralizada. Cruzei a linha em primeiro lugar, satisfeita com a prova que fiz. Sem dúvida é uma corrida para voltar todos os anos!

Ações

Information

5 responses

3 05 2010
ronaldomoura

Da-lhe Manu!!!!!!!!

7 05 2010
shana gomes

Oi Manuela, descobri o teu blog ano passado, agora mesmo estava me perguntando como eu descobri, aí me lembrei que andava pesquisando uma Merida pra comprar, entrei no site e te encontrei. Bom, de qualquer forma estou comentando aqui só pra dizer que fico alucinando com as tuas descrições de provas, principalmente de mtb…Eu sou praticante e ler os teus relatos dá até uma vontadezinha de me profissionalizar. Estou morando na França, na fronteira com a Bélgica, aqui tem muitos grupos que se organizam, fazem circuitos todos os finais de semana, é muito legal, vou sentir falta disso no Brasil. Continua com toda essa força e determinação que demonstras ter! Shana

17 05 2010
manuvilaseca

Oi Shana

Que legal que você acessou meu blog. É muito bom saber que os meus relatos são incentivo para as pessoas que gostam do mountain bike. Aqui o que não falta é grupo para pedalar. Conheço muita gente do Brasil todo. Se você estiver procurando uma galera p/ treinar me avisa. Onde você vai morar?

Bjos

18 05 2010
shana gomes

Oi Manu,
Estou voltando para os pampas em agosto, sou de Porto Alegre.
Eu já conheço um grupo que pedala na cidade de noite, foi assim que comecei, mas de trilhas mesmo não conheço . Tem algumas saídas as vezes, mas custam em torno de 100 reais cada uma, eu acho caro, o que acaba acontecendo é a reunião dos amigos e uma saída mais independente. Aqui, contando também com uma maior facilidade pra comprar equipamentos, o povo tem clubes que organizam trilhas sinalizadas de tamanhos diferentes, para todos os níveis de mtbikers, com um valor simbólico de inscrição, coisa de 3 a 5 euros. Bom, fica aí a ideia de agitar isso nas bandas de Porto Alegre. Queria conhecer gente pra treinar mtb em Porto sim, se tiveres uns conhecidos me avisa 😉 obrigada!! beijos

7 05 2010
marcelo malavolta

É isso aí Manu, arrebentando nas montanhas!
Bjos querida amiga!

Deixe um comentário

