Brasileiro de Maratona – BH

28 09 2009

Muito diferente do que eu imaginava, o Campeonato Brasileiro de Maratona aconteceu ontem em Alphaville, Belo Horizonte. Imaginava que a prova seria composta por estradões de terra a serem vencidos em alta velocidade. Um nome certo na minha cabeça para a vencedora da prova: Janildes. Imaginava que seria uma prova que favoreceria os atletas do ciclismo de estrada. Mas tudo isso foi contrariado.

 O percurso de 66 km parecia curto para uma prova de maratona. Pois é, isso porque não imaginávamos o que viria pela frente. E ninguém imaginava mesmo, até porque nenhuma informação sobre a prova foi divulgada, inclusive a sua altimetria. Era tudo uma grande caixa de surpresas.

 Trilhas? SIM! Muitas. Cascalho? Mais ainda! O percurso foi marcado por trechos muito técnicos. Descidas muito perigosas, subidas muito íngremes e travadas, valas, curvas acentuadas… Nesse ano quem dominava a técnica se sairia muito bem.

 Fazia muito calor. Água? Nem pensar. Fomos informados pelo organizador que água não seria fornecida no percurso. Gostaria de fazer um parêntese aqui. Um calor escaldante. Um percurso muito duro. Nenhuma sombra para refrescar. Isso, em minha opinião, foi um absurdo. Fui de camelback lotado de água e mesmo assim fiquei sem. Confesso que só terminei a prova porque entrei numa casa para pegar água. Para um Campeonato Brasileiro, ficou mesmo a desejar.

 Largamos por volta das 9:30 da manhã e o sol já estava forte. A primeira descida já era bem perigosa. Logo ali pude ver que a técnica seria uma boa aliada. Como isso não é o meu forte, fui ultrapassando os obstáculos sempre com cuidado.

Eu me sentia bem e forçava o ritmo na medida do possível. Mas a disputa estava grande entre as atletas da elite feminina. Eu passava e era ultrapassada uma série de vezes. Onde havia mais estradão conseguia desenvolver um bom ritmo. Onde tinha trilha, eu ficava um pouco mais lenta. E assim fui fazendo a minha prova até tomar um tombo feio. Entrei com velocidade numa curva cheia de cascalho. Não deu outra. Lá fui eu para o chão, no estilo “super homem”. Meus braços doeram demais. Achei que aquilo fosse fim de prova para mim, pois estava apenas no quilômetro 18 da prova. Fiquei um tempo no chão, sentindo muita dor. Fui ultrapassada por muita gente. Depois me levantei e aos poucos voltei para cima da bike. Apesar de ainda sentir dor, continuei a pedalar. Aos poucos fui voltando ao ritmo de prova e buscando recuperar algumas posições perdidas. Ainda tomei mais dois tombos num single track lotado de cascalho. Mas isso não me fez perder a vontade de continuar.

Passei pelo ponto de apoio e fui incentivada pela minha equipe, assim como pelos amigos que lá estavam. Segui com a missão de buscar colocações. E aos poucos fui me recuperando. Quando vi já estava em quinto lugar, o que me animou muito.

Já quase no fim da prova avistei a Aline um pouco a minha frente. A prova já estava quase no fim, mas forcei o ritmo até o final. Cheguei muito perto, mas não peguei. Acho que cruzei a linha de chegada uns 10 segundos atrás dela, o que foi um resultado muito bom para mim.

Estou muito feliz com a minha evolução e acredito que independente da colocação, vale muito o nosso aprendizado em cada prova. Creio que aprendi nesse percurso e vou aprendendo cada vez mais um pouco.

 Parabéns à Ju, que se sagrou Campeã Brasileira. Parabéns a todos que lá estavam e lutaram para superar esse percurso tão difícil.

 Próximo desafio: Xterra Ouro Preto!

Ações

Information

4 responses

28 09 2009
Henrique Werneck

É isso ai Lin! Parabens! Bjoka

29 09 2009
manuvilaseca

Obrigada lin! bjo

29 09 2009
Cadu Polazzo

Oi Manuela, parabéns pela prova.

Levantar-se e continuar é imprescíndivel para quem quer crescer, você é Guerreira.

Continue treinando forte e parabéns pela evolução.

Cadu

29 09 2009
manuvilaseca

Obrigada pela força, Cadu!
Bjos

Deixe um comentário

