Copa Internacional – Congonhas, MG

24 08 2009

Fui esse final de semana para Congonhas, estrear a minha primeira participação na Copa Internacional. Diferente das outras etapas, a final em Congonhas era uma prova de maratona e não XCO, como as anteriores. Eu nunca havia andado nesse percurso, mas sabia que os 56km que estavam por vir seriam duríssimos!

A largada já é de impressionar. Mil pessoas, alinhadas e ansiosas para começar. As baias eram divididas por categorias e isso me acalmava um pouco. O fato de largar todo mundo na mesma hora é desesperador.

Alinhei sem aquecer, porque não deu tempo. Aí vai a dica para quem deseja participar dessa prova: vale à pena levar um rolo para fazer o aquecimento.

Às 9:00 da manhã largou a elite masculina, e 15 segundos após lá fomos nós, meninas da elite. A prova já larga subindo e são 3 km até o primeiro alívio. Ali já senti o ritmo puxado. Eu estava fria, então senti mais ainda. Fiz um esforço grande para não ficar muito para trás, mas mesmo assim não conseguia chegar à ponta. Segui no meu ritmo e aos poucos fui tentando baixar a minha respiração.

A prova não tem serras, mas é um sobe e desce interminável. São pequenas subidas, mas que exigem força o tempo todo. A descida vem para aliviar, mas muito rapidamente já encaramos outra subida. A prova vai minando aos poucos. O perigo das descidas também é grande já que elas convidam a largar a bike em alta velocidade. Em muitos casos pegamos curvas fechadas, que com a velocidade, quase nos levava ao chão! Isso tudo, lembrando agora, com muita poeira na cara. Mesmo de óculos a poeira ainda entrava nos olhos!

Os single tracks também foram muito divertidos. Os que subiam exigiam muita força e em certo momento tive até falta de ar! Acho que deixei a minha freqüência subir demais e fiquei até um pouco assustada. Depois na descida consegui recuperar com calma e voltar ao normal.

A minha prova durou um pouco mais de 3 horas e posso confessar que demorei a me sentir bem. Acho que só entrei na prova depois de 2 horas pedalando. Lembro de ver isso no relógio e ter a sensação de que estava me sentindo bem, tendo a consciência de que isso é um fator a ser melhorado.

Chegando a Congonhas, mais uma subida dura. Essa pelo menos era a subida final! Por uma rua de pedras grandes e irregulares, alguns pedalavam e outros empurravam. Todos estavam exaustos.

CIMG0228

Cruzei a linha de chegada em 8º lugar na elite feminina, que me deixou satisfeita. Meu pulmão estava coberto de poeira e meus olhos turvos. A batalha não foi fácil! Todas as experiências deste ano no mountain bike estão sendo positivas para que eu cresça e evolua a cada prova. Espero continuar assim para que o meu próximo ano seja melhor ainda.

Gostaria de parabenizar a todos os competidores, especialmente meus companheiros de equipe que arrebentam toda vez em que se apresentam. Parabéns Rubinho pelo primeiro lugar, sempre dando trabalho aos seus adversários. Parabéns Daniel, pelo 5º lugar e pela sua evolução dentro da categoria elite. Parabéns Leozinho, pelo 4º lugar na categoria Junior.

Fim de semana que vem tem Xterra!

Ações

Information

5 responses

24 08 2009
Henrique

Boa Lin! bjoca

1 09 2009
manuvilaseca

tkss lin! bjoca

9 09 2009
Felipe Gabriel

Muito bom !!

parabens,

forte abraço!!

9 09 2009
manuvilaseca

Obrigada, Gabriel!

Abração

19 09 2009
Sport Time

otima corrida

http://sportime.cjb.net

Deixe um comentário

