Campeonato Brasileiro de XCO!

20 07 2009

fotos: bernardo rodrigues rezende

Esse domingo, 19/07, fiz a minha estréia no cross country. A prova era nada mais nada menos o CAMPEONATO BRASILEIRO DE XCO!

fotosBR5_5002fotos

Cheguei em Resende na sexta feira de noite e fui direto para o local da prova, com meu amigo e grande fotógrafo Bernardo Rodrigues Rezende.  Já estava escuro, mas desci do carro para andar a pé por uma parte do circuito onde havia um pouco de iluminação. Ali já pude ver que, se eu estava achando difícil, seria muito mais. Era uma trilha bastante técnica, por dentro de uma mata de eucaliptos, que mais nos dava a sensação de estar numa pista “gringa”. E de fato, era uma pista nível internacional. 

Sábado acordamos bem cedo para treinar no circuito antes da prova de amadores. Em Resende o sol demora um pouco a aparecer e o sereno da noite está sempre presente ao amanhecer.

Comecei a andar na pista, na parte do circuito que era considerada mais fácil. Ali já senti muita dificuldade. Era um trecho de grama, quase todo de lado (off-camber) e que, com o sereno, fazia o piso parecer estar ensaboado.  Um pouco mais para frente alguns “bumps” me fizeram ir ao chão pela primeira vez. Também das outras vezes que passei ali me lembrei de nem encostar no freio dianteiro. Esse trecho de grama era puxado, com subidas e curvinhas fechadas o tempo todo. No plano havia muitos buracos, que não deixavam a bike desenvolver muito.

DSC03549

Cruzamos o asfalto por uma passarela onde só se fazia a subida no embalo. Dali conectava ao segundo trecho da prova, esse mais técnico. Era um single track por dentro da floresta. Pedalávamos pelo meio das árvores, subindo e descendo, virando para um lado e para o outro em curvinhas muito fechadas. Embora eu sentisse muita dificuldade nessa parte eu curtia a adrenalina.

fotosBR5_5037fotos

fotosBR5_5040fotos

No domingo lá estava eu alinhada para largar, em meio às feras do mountain bike, no campeonato brasileiro.

fotosBR5_5877fotos

Embora esse fosse um motivo para desespero, eu estava tranqüila, pois sabia que o que viesse seria lucro. Largamos forte e logo entramos na trilha.

fotosBR5_5884fotos

A elite masculina já havia largado há algum tempo e o sub 23 viria um pouco atrás de nós. Acho que isso foi o que mais me abalou. As trilhas eram estreitas e a possibilidade de atrapalhar alguém me apavorava. A minha primeira volta foi desastrosa. Caí , saí da bicicleta e encostei para os outros passarem, inclusive meninas da minha categoria. Meu coração estava a milhão e eu estava em pânico. Eu não conseguia fazer nada além de me defender. Pedalar ali nem estava em questão. Fazer força muito menos.  Essa minha primeira volta foi muito devagar e eu só pensava que teria que dar mais três!

fotosBR5_5045fotos

Mas ao continuar andando no circuito eu fui pegando confiança.

fotosBR5_5923fotos

Fui evoluindo um pouquinho a cada volta e aprendi que tenho que passar por isso mesmo para aprender.

fotosBR5_5995fotos

Na última volta já zerei subias que até então não tinha conseguido.  Eu ouvia meu nome diversas vezes quando passava e sabia que ali tinha muita gente que estava torcendo por mim. Isso me deixava feliz e me dava energia para continuar lutando até o final, mesmo estando em último lugar.

fotosDSCF2329fotos

Consegui curtir uma coisa que no começo estava me matando de medo. E isso me deixou feliz, embora o resultado não tenha sido bom. Chegar em último lugar nunca foi tão vitorioso para mim!

fotosBR5_5822fotos

Obrigada a todos que estavam lá me dando força e a todos que não estavam lá e que me dão força. Isso é o que me faz ir para frente, o que me motiva. Minha vontade de evoluir só aumenta a cada dia.

Parabéns aos Campeões Brasileiros e a todos os guerreiros lá presentes. Parabéns à organização por nos proporcionar a oportunidade de andar numa pista como essa! Que venha agora a próxima: São Silvano Short Track!

Veja a Galeria de fotos de Bernardo Rodrigues Rezende abaixo:

Ações

Information

2 responses

4 08 2009
Jorge Luis Nogueira

Gostei demais do relato de sua participação no campeonato brasileiro de XCO, você se superou, e olha que a trilha era super cascuda, sei porque também participei na prova dos amadores, só que infelizmente o meu desempenho foi péssimo , mas , pelo menos eu consegui completar a prova o que para mim já foi uma vitória. As fotos também ficaram ótimas. Obs. conheci seu blog por acaso quando procurava fotos do campeonato no google, também tenho um de cicloturismo o ; http://www.canelasdeaco.blogspot.com lá também tem o relato de minha participaçaõ no campeonato de XCO e também algumas fotos , caso tenha curiosidade vá lá e confira. Tchau abç. Jorge Nogueira , Resende , RJ.

5 08 2009
manuvilaseca

Oi Jorge

Tenho certeza de que você ficou muito feliz com seu desempenho até porque só o fato de fazer essa prova já é uma vitória. Eu me senti vitoriosa também, apesar do desempenho não ter sido bom. O importante é sempre estar aprendendo e evoluindo.
Parabéns pelo blog! Muito legal!
Grande abraço,
Manu

Deixe um comentário

