Serra do Rio do Rastro – SC

27 01 2009

serrava1

Tínhamos uma viagem marcada para Florianópolis e Braço do Norte, a trabalho.  Era uma visita à maior fábrica de molduras do mundo e a nossa presença na inauguração de seu show room, em Florianópolis. Mas antes de ir meu pai me perguntou se eu conhecia a Serra do Rio do Rastro, em Santa Catarina. Eu nunca havia ouvido falar nessa serra e procurei me informar um pouco mais sobre ela. Em seguida entramos no Google, colocamos seu nome e, ao clicar em “imagens”, lá estava : um caracol rasgando um belíssimo canyon acima. Seguido disso veio o comentário: Você não sobe isso de bicicleta, né Manu? Foi o suficiente para que o desafio estivesse lançado. Agora meu objetivo era subir a Serra do Rio do Rastro pedalando.

A minha dúvida era que tipo de bike levar. A subida era toda de asfalto. A opção de ir de mountain bike era mais garantida mas, como hoje tenho uma bike aro 29’, achei que seria grande e poderia dar trabalho no transporte de Florianópolis – Braço do Norte. A speedy é mais compacta e fica mais fácil para desmontar e botar no carro. Tentei  procurar matérias sobre a serra na internet que me informassem sobre pessoas que já subiram pedalando. Engraçado que eu só achava matérias que mencionavam a descida da serra! Fiquei com a pulga atrás da orelha e acabei resolvendo arriscar. Embarquei com a minha speedy.

Passamos a primeira noite em Floripa e no dia seguinte seguimos de carro rumo a Gravatal, cidade de águas termais muito próxima a Braço do Norte.  Chovia quase que sem parar e a minha subida estava programada para o dia seguinte. Eu rezava para que a chuva fosse embora porque não queria voltar para casa sem concluir meu desafio. Nesse dia visitamos a fábrica, que foi uma aula de sustentabilidade. Grande parte de suas molduras têm como matéria prima isopor! Visitamos a fábrica passo a passo e fiquei muito impressionada com o processo de fabricação e o resultado. Isso nos tomou o dia todo e voltamos para o hotel exaustos. Foi o tempo de tomar um banho de argila, uma super ducha de águas termais e já saímos para comer uma pizza. Ainda chovia à noite e eu  continuava torcendo para que nada estragasse a minha subida.

No dia seguinte, às 7 da manhã lá estava eu de pé. Com tudo pronto tomei café da manhã esperando a chegada do “Volvinho”, que me levaria de carro ao pé da serra. Foram aproximadamente 60min de carro, até a cidade de Lauro Miller,  que fica ao pé da serra. O tempo estava esquisito. Na ida pegamos sol e nuvens, mas em Lauro Miller o céu estava todo encoberto.

Tirei minha bike do carro, botei capacete, sapatilha, ipod e saí pedalando. O Volvinho seguiria de carro e me esperaria lá no topo. Comecei a subir em meio a uma forte serração. Poucos carros circulavam por lá e a maioria que passava era descendo. A subida começou mais tranqüila mas eu economizava minha perna porque já tinha visto fotos do que acontecia lá para cima. dsc00292

A subida ainda estava mais tranqüila quando comecei a furar as nuvens . Lá estava o sol, para  a minha alegria e desespero. Ali pude ver o enorme canyon que teria que subir, mas que ao mesmo tempo era um show de beleza. Foi realmente um presente.

dsc00295

Cheguei numa curva que tinha do lado esquerdo uma casa de lanche. Dali pra cima a subida apertou de verdade. Lembro de uma reta longa que tive que subir toda em pé porque não conseguia pedalar sentada. Nessa hora pensei no que ia acontecer se a subida fosse assim até lá em cima. Deu desespero, mas depois lá na frente ela deu uma pequena aliviada.

serra4caracois

Era o início do caracol. Você faz uma curva, enfrenta uma parede, vira para o outro lado, enfrenta outra, e assim vai até o topo. Existem algumas cachoeiras no caminho, o que faz a serra ter o piso bem molhado. O que permite a subida de speedy são as ranhuras nas placas de concreto. Elas fazem que nem numa pista de aeroporto, para dar aderência aos pneus. Mesmo assim em algumas curvas, subindo em pé, a bicicleta deu uma derrapada.

dsc003121

Eu olhava para cima e via que estava a poucas curvas do fim. Olhava para baixo e via um lindo paredão verde e um mar de nuvens. A paisagem é de outro mundo. Quando cheguei ao topo estava numa enorme chapada. Passei a placa que marcava a altitude: 1421m. Sentei lá em cima e curti um pouco a paisagem antes de descer.

dsc00317

Para quem pedala e tiver a oportunidade de estar lá fica aí a minha sugestão. É um grande treino de grande beleza e grande esforço físico!

dsc003131

dsc003141

Ações

Information

52 responses

10 03 2009
anderson martins

Parabens Manu, adorei a materia, o lugar é lindo, cheguei a ficar com minhas pernas doendo so de pensar nesse paredao, kkkkk!!!! Boa sorte em seus novos desafios em 2009, abraços…..

11 03 2009
manuvilaseca

Obrigada pela força, Anderson! A Serra do Rio do Rastro é um excelente lugar para treinar. Vale à pena conhecer!
Abraços

1 04 2009
Luciano Lanza

Disse aos meus colegas que subiria a Serra. Todos, é claro, riram da minha cara. Comprei a bike, há 4 meses. Ainda não criei coragem. Só jogo futebol nos sábados a tarde. Meu preparo físico não está lá grande coisa. Mas agora eu vou. Depois te conto. Parabéns.

1 04 2009
manuvilaseca

Vai com tudo, Luciano! Depois me conta como foi!

28 04 2009
FRANCISCO

PARABENS MANU PELA CORAGEM DE SUBIR A SERRA EU TAMBEM QUERO UM DIA SUBIR ESTA SERRA DEVE SER MUITO EMOCIONANTE

28 04 2009
manuvilaseca

Obrigada, Fancisco!

É muito emocionante subir essa serra. Quero um dia subir de novo!

Mas quando você puder vai sim porque vale à pena.

14 05 2009
Luciano

Tudo Bem Manu?
parabéns pelo desafio vencido, mas, quanto tempo foi necessário para completar essa escalada?

14 05 2009
manuvilaseca

Oi Luciano

Obrigada!

Eu fiz a subida em torno de uma hora (de speed)…

24 05 2009
Rodrigo

Parabens pela subida… sou de SP-Capital e a Serra do Rio do Rastro é um pedal que ainda vou fazer.

Quantos KM’s tem a subida do “pé da serra” até o topo?

Vc sabe informar qual o GRAU de inclinação?

Att,

Rodrigo

25 05 2009
manuvilaseca

Oi Rodrigo,

Obrigada!

Se você começar em Lauro Miller deve ter em torno de 18km. Mas a subida começa a ficar intensa do meio p/ o final. O grau de inclinação eu não sei te falar, mas te digo que vale muito à pena subir. É um treino e tanto!

25 05 2009
Murilo

Muito legal o seu blog!! Cai aqui por acaso =)

Voltei hoje de uma viagem de 3 dias de bicicleta em que saimos de Termas do Gravatal, eu e um amigo, subimos a Serra do Rio do Rastro, fomos até Urubici e depois descemos por uma outra serra, a do Corvo Branco. Nao preciso nem dizer como foi a viagem pois voce já deve imaginar =)

Parabéns pelas pedaladas e uma boa semana!!

25 05 2009
manuvilaseca

Murilo, essa viagem deve ter sido maravilhosa. Já ouvi falar da Serra do Corvo Branco e tenho muita vontade de ir lá também. Parabéns!

29 05 2009
TyágoMatthes

oi manu,achei muito legal essa sua viagem,umdia tambem quero subir a serracomo vc,nunca fui,na serra do Rio doRastro,isto que não é muito longe,pois eu moro em Morro da Fumaça,próscimo a Criciúma….abraçoss,…boa aventuaras,para as próscimas encaradass,as imagenss,são tree,da serra,muito massa,xau,…abraçoss…um dia eu chego lá tbm…

29 07 2009
Gustinho (Limeira)

Estou formando esta ideia de subir a serra de bike a uns 6 meses, acredito que outubro ou novembro devo ir p/ realizar este sonho, pretendo ficar uns 3 dias pra andar muito por lá.
Valeu pela materia, me deixou mais animado, pois tenho 54 anos e sempre procuro estes desafios, este será o proximo.
Só nao sei se irei de MB ou speed, tens sugestoes?
Inté!

30 07 2009
manuvilaseca

Fico feliz de saber que a minha subida está sendo uma motivação para você, Gustinho. A serra é realmente maravilhosa e vale o esforço. Você com certeza se sentirá realizado! A subida fica mais fácil de mountain bike porque você terá mais marchas, mas dá para subir de speed.
Parabéns pelo desafio!
Abraços,
Manu

15 09 2009
ALDAIR

PASSEI POR AÍ, MUITO 10, MAS PENA QUE QUASE FRITA OS FREIOS DO CARRO……RSRSRS………MUITO LINDO..

3 10 2009
RICARDO (CABEÇA)

A SERRA É MUITO LINDA , UM DIA QUERO CONHECE-LÁ, COM CERTEZA, O BONITO MESMO É PASSAR POR ELA. E SENTIR A EMOÇÃO , DA VISTA DA NATUREZA. RICARDO – CABEÇA – TOLEDO -PR.

4 10 2009
paulo u fagundes

eu e minha esposa passamos pela a serra do rio do rastro na sexta-feira-santa deste ano nos decemos de moto fiqei maravilhado pela beleza deste lugar ja estou me preparndo para um novo paceio mais uma vez agora irei eu e o meu filho thales com 11 anos iremos no dia 11/10/09

5 10 2009
Igon

Olá Manu,

Meus parabéns, pretendo ir conhecer no próximo feriado! a Serra Catarinense realmente é linda!
Como tu gosta d aventura sugiro q conheça os incríveis Canyons d Cambará do Sul, realmente é d tirar o fôlego!
Abraços!!!

6 10 2009
manuvilaseca

Oi Igon!

Com certeza quero conferir!

Abraços

16 10 2009
Mafra, João

Olá Manu,

Meus parabéns, sou de Itaituba no Pará gosto muito de fazer pedaladas em lugares que ofereçam aventaura, apesar de não conhecer a serra, po, mas pelas fotos e pelo os comentários q vc fez, é muito legal, quem sabe um dia irei ai e tentar fazer a subida completa! Essa Serra Catarinense realmente é linda!

Abraços!!!

16 10 2009
manuvilaseca

Com certeza é uma experiência muito válida, João! Não deixe de ir porque vale a pena.
Abraços

20 10 2009
Nacau

olá mano. vc fz uma escolha boa. Passei uma vez d ônibus,mas foi uma adrenalina,uma sensação inesquecível. é um lugar muito lindo

28 10 2009
josé Francico Mendes(Chico Malta)

Bom dia Manu! Agora são 04:00 da manhã adorei seu passeio me senti o tempo todo ao seu lado nesta linda aventura meus parabens. Estou feliz por ti.
Sapucaia do sul RS

Chico Malta

12 11 2009
Bernadete

Oi Manu suas fotos estão demais e me incentivou a ir até lá. Meu marido ia fazer o trajeto de moto, mas não deu certo e agora pretendemos ir de jipe. Você pode me indicar um hotel ou pousada bem bacana? Qual é a praia mais próxima e legal de passarmos uns dias? Obrigada, aguardo seu retorno

12 11 2009
manuvilaseca

Olá, Bernadete!

Obrigada por visitar meu blog!

A serra é realmente incrível e vale à pena ir até lá. Existe um hotel muito bom no topo da serra: http://www.riodorastro.com.br/home.php?lang=por

Eu não sei ao certo, mas creio que a praia mais perto é de Tubarão. Antes disso tem várias praias maravilhosas, mas ficam um pouco mais longe. A praia que eu mais gosto é a Guarda do Embaú. Já fui algumas vezes e sempre adoro quando estou por lá. Existem várias opções de pousadas, assim como casas para alugar.

Espero que eu tenha ajudado.

Boa viagem!

Abraços,

Manu

13 11 2009
andreia esteves

subi a serra dia 04/01/09 depois de 9 dias de ferias pelo litoral catarinense. Nunca tinha visto fotos da serra, mas aceitei o desafio de subir. Ja no começo da serra, a visão era espetacular, nunca imaginei que ouvesse um lugar tão lindo, perto de onde eu moro. N a subida da serra tiramos varias fotos, é espetacular, impressiona, da medo, mas foi muito legal, uma sensação que não da pra explicar, em breve quero voltar, e descer a serra , só pra sentir aquele friozinho na barriga denovo, vale muito a pena!!!!!!!!!!

13 11 2009
manuvilaseca

A serra é realmente incrível! Que bom que você também poude estar lá, aproveitando a beleza do lugar. Também espero poder voltar um dia!

16 11 2009
Marco Silva

Oi Manu,
Tenho um grupo de amigos que estão afim de fazer este trajeto também.
Obrigado pelas dicas, fotos, …
Parabéns mesmo.
Graças e Paz.

Marco

18 11 2009
manuvilaseca

Obrigada, Marco!
Espero que vocês gostem da Serra!

5 12 2009
allana

jah visitei essa serra e me apaixonei.
qnd eu vi me emocionei e vi quaõ lindos são os trabalhos de deus , o nosso criador e gostei muito dos bichinho que estavam por lá.
os quatis.
goostei mt mesmo.
bjs e abracos da allana!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

11 12 2009
Kele - Taquara - RS

Olá!
Meus pais subiram a serra dia 28/11/09 e me falaram coisas incríveis, aí fui procurar e sem querer achei seu blog…. mt tri o passeio… quando meus pais falaram deu vontade de conhecer, mas vendo tuas fotos deu mais vontade ainda…
Parabéns pela coragem!

Sugestão: vc conhece a Rota do Sol que vai de São Francisco a Curumim? Também é um lugar mt bonito para um passeio…

Abraços!

11 12 2009
manuvilaseca

Olá, Kele! Você tem que ir na Serra um dia. O lugare é realmente deslumbrante!!!

Não conheço a Rota do Sol. Vou procurar ver. Obrigada pela dica!

Abraços!

8 01 2010
Eduardo

Muito legal mesmo, pretendo ir pra lá e me hospedar no topo, e daí em um dia descer ela e subir de volta.

Ah, a Rota do Sol é muito legal também, já fiz algumas vezes, com certeza vale a pena.

9 01 2010
manuvilaseca

Eduardo

Não deixe de conferir a serra. É um dos passeios mais lindos que já fiz!

13 01 2010
Rafael Gemignani

olá manu td bem? meu nome é Rafael ( e minha filha tb é manu) achei o seu material justemente pq to cum esse projeto mas só que era descer a serra do rio do rastro mas gostei da ideia de subir, e gostaria de saber qtos km são de subida e tb outra informação que vc julgue necessário pra fazer a subida da serra de bike.

obrigado pela atenção, aguardo sua resposta

té mais

14 01 2010
manuvilaseca

Oi Rafael

Acho muito bacana você ter esse projeto de visitar a Serra, mas para descer é necessário subir! heheh

Você vai gostar muito. São 18 km ( se eu não me engano) começando de Lauro Miller (cidade no pé da serra). Eu fui de speed, mas se quiser fazer menos força vá de mountain bike. Com ela você tem marchas suficientes para subir a serra toda. O visual compensa e a descida se torna mais gratificante.

Boa sorte!

19 01 2010
Edimar de Oliveira

Desci esta serra em setembro/1996. Fiquei parado por mais de uma hora em uma pequena lanchonete apreciando o lugar. O dia esta limpo e pude contemplar a beleza ímpar da região. Até hj. tenho saudades e de vez enquando entro no google só para ver. Vale cada centavo gasto para descer ou subir os 12 Km de curvas extremamente fechadas.

Abraços

Edimar Soares.

8 02 2010
viviana lages sc

Adoro a serra rio do rastro, passo em vez em quando para ver essa paisagem linda que é,adoro ir em lauro muller para passar esta serra asustadora que era no começo,agora me acustumei ver essa serra maravilhosa que é.
as pessoas que ainda não conheçe vão conheçer que é um lugar maravilhoso.

12 03 2010
Fabio

Ola Manu , blz.
Estou indo p a serra em abril e como moro em Goiania gostaria de pedalar mais uns dias por la p aproveitar a viagem.
Tem alguma informação sobre outros percurcusos por la ?
Grato.

16 03 2010
manuvilaseca

Oi Fábio

Tem a Serra do Corvo Branco, que me falaram ser muito legal. Tente saber um pouco mais sobre ela porque acho que vale a pena.

Boa sorte! Abraços

20 03 2010
Rodrigo Steinmetz

Muito Fera. Ja subi o morro da lagoa da conceição é bacana e ja achei super puchado, nossa, e nao é nem o começo da Serra eihn . A vista tb ajuda muito o ar puro. vira inesquecivel. Grande Abraço

26 03 2010
Sivas

Bem legal vc tb ter subido a serra na pedalada, moro a +- 50 km da base da serra já subi ela de bike tb, como não tinha tantos recursos como vc, fui com uma barra circular (aquelas com garupa), tava levando a barraca na garupa pra acampar no mirante.

Um fato curioso, qdo eu tinha uns 12 anos subi a serra de carro, o tempo estava feio de doer e era muito frio, o mirante estava branquinho branquinho, pelo que eu sei foi a última neve que caiu por lá.

9 04 2010
Roberto Navarro

A Serra do Rio do Rastro foi a coisa mais linda que vi atè hoje (esta sim è a oitava maravilha do mundo).
Se tiver oportunidade voltarei novamente.

18 05 2010
ana paula

e muito lindo e o dia que eu fui me contaram que quando naum existia aq

18 05 2010
ana paula

e muito lindo e o dia que eu fui me contaram que quando naum existia aquele muro o vento tava forte e levou uma turista. e verdade????

21 05 2010
manuvilaseca

Nossa, não sei. Vou investigar!

5 06 2010
Carla

Nossa Manu que legal!
Eu desci a Serra do Rio do Rastro e subi a do Corvo Branco só que foi de moto e em dois e estava chovendo muito no dia, não sei se vc sabe ,mas a serra do Corvo Branco é toda de barro, tava muito liso, mais foi muito bom. Pego ferias mes que vem (julho) e com certeza vou pra serra de novo, dessa vez quero ver neve também, além de passear pela serra de moto novamente.

Abraço.

7 11 2010
Julio Cesar Gregorio

Estou buscando informações sobre a Serra do Rio do Rastro e encontrei esta fonte motivadora (incluindo os comentários) que me foram de extrema avalia. Já viajei de Sorocaba/SP à Curitiba/PR de bicicleta (foram 2 dias e meio). também houve outras tantas de moto. Reconheço um aventureiro Manu e, com certeza, tu es! Me chamou a atenção justamente a sua perspectiva do desafio na Serra: subir ao invés de descer! Mas isso demostra o seu grau de superação fisica e, é claro, depois de curtir a paisagem, você desceu! Parabéns! Vou treinar e ancioso aguardar a oportunidade de poder viajar. Se possível, irei conhecer os Canyons de Cambará do Sul (indicado pelo Igon) e a Serra do Corvo Branco.

8 11 2010
manuvilaseca

Julio,

A Serra é realmente INCRÍVEL! Não deixe de ir, mas vá de bike!

Abraços,

Manu

30 11 2010
Rodrigo Kafski

Excelente postagem Manu; se meu joelho permitir, estou planejando essa subida para início de fevereiro. Vc sabe me informar a distância total? Como é o trânsito para descer?
Abraço!

Kafski.

17 12 2010
manuvilaseca

Rodrigo

A serra tem mais ou menos 16km (depende de onde você vai começar a pedalar). O trânsito é tranquilo (pelo menos foi tranquilo quando estive lá) e acredito que você não vá ter nenhum problema. Boa sorte na subida, você vai adorar!

Abraços

Deixe um comentário

